Projeto proíbe ação de indenização contra empregado de órgão público



O Projeto de Lei 1058/19 proíbe que empregados de órgãos públicos e das concessionárias que prestam serviços públicos sejam responsabilizados por danos causados a terceiros por atos praticados no exercício de suas funções. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

De autoria do deputado José Medeiros (Pode-MT), o texto determina ainda que os agentes só poderão ser responsabilizados por ações movidas pelos próprios órgãos ou concessionárias em que trabalham, se for verificado dolo ou culpa na execução do trabalho.

A proposta altera o Código Civil (Lei 10.406/02). Medeiros explica que o objetivo é incluir na lei a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já manifestou o entendimento de que o agente público não pode ser processado diretamente por particular para reparação de um dano decorrente da ação estatal.


Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara, em 29/04/2019
Compartilhe

Todas as notícias e artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo a opinião do Portal do Servidor Federal.


Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Clique aqui e faça cursos de capacitação 100% online com certificado, a partir de R$ 20,00.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.
Notícia anterior
Próxima notícia