Professora da UFRPE terá progressão desde o preenchimento dos requisitoss



Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) tem direito à progressão funcional desde a data do preenchimento dos requisitos legais. Tal garantia foi reconhecida em recente decisão proferida pelo Juizado Especial Federal, após julgar o processo onde a docente demonstrou ter sofrido prejuízo financeiro após a instituição ter limitado seu pedido a data de publicação da Portaria concessiva.

A UFRPE havia determinado que os efeitos financeiros decorrentes das progressões fossem contatos a partir da data da publicação da dita portaria. Deste modo, causou prejuízos profissionais e financeiros a docente. A legislação em vigor, entretanto, determina que a progressão seja concedida desde o preenchimento dos requisitos legais.

Após buscar auxílio junto a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (ADUFERPE), com a assessoria jurídica dos escritórios parceiros Wagner Advogados Associados e Calaça Advogados Associados, a professora ajuizou ação contra a UFRPE.

A decisão judicial acabou por conceder a progressão funcional desde a data do preenchimento dos requisitos legais e condenou a universidade ao pagamento das diferenças remuneratórias atualizadas monetariamente e acrescidas de juros e correção.

A advogada Graziele Rossi Teixeira Crespan, sócia de Wagner Advogados Associados e gerente da filial em Recife, PE, ressalta que dezenas de docentes da UFRPE ingressaram com processos semelhantes, sendo quem em muitos casos o Judiciário também já proferiu decisões favoráveis. Os interessados podem buscar informações nos plantões jurídicos da ADUFERPE ou junto ao escritório.

No processo cabe recurso.
Fonte: Wagner Advogados Associados, em 27/08/2018
Compartilhe

Todas as notícias e artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo a opinião do Portal do Servidor Federal.


Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Clique aqui e faça cursos de capacitação 100% online com certificado, a partir de R$ 20,00.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.
Notícia anterior
Próxima notícia