Inteligência artificial aplicada ao governo



A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveu, nesta terça-feira (17), mais uma edição do GNPapo – Conversa com inovadores de 2018. Organizada pelo GNova, a atividade teve como tema A inteligência artificial aplicada ao governo, e contou com a participação do sócio fundador do Legal Labs Brasil e professor da Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Fernandes.

Durante a abertura da atividade, o coordenador-geral de Inovação da Enap, Antônio Claret, ressaltou que "o GNPapo procura trazer para debate temas interessantes para quem está no governo, ou que se relaciona com o governo, e que podem ajudar a pensar soluções para melhorar as políticas públicas". "Estamos trazendo para o diálogo temas que não vemos todo dia na nossa prática profissional", explicou.

O diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Escola, Guilherme de Almeida, esclareceu que um dos papéis do GNova é o de prospecção: "Nós buscamos parar e olhar para o que existe de tendência por aí. E depois tentamos antecipar esse futuro, ainda que sob a forma de conversa, pesquisa, ou debates, e esse é um desses momentos".

Ricardo tratou das aplicações possíveis de inteligência artificial para o governo e a maior eficiência do serviço público; do estágio atual da tecnologia no Brasil e no mundo; e de alguns mitos sobre o tema a serem confrontados. "O desafio inicial é desenvolver inteligência artificial aplicada ao Direito, com Natural Language Processing, Análise de Sentimentos e Deep Learning. Esse mercado ainda é muito novo. Há poucos engenheiros de IA e há menos ainda empresas que aplicam IA aos mercados. Esse conhecimento está mais latente nas universidades", disse

GNPapo – Conversa com Inovadores - Trata-se de um espaço de debate sobre ideias para inovação em governo, aberto a todos e voltado para servidores interessados em novas ferramentas e meios que aumentem a capacidade de inovar nos processos organizacionais e políticas públicas. O objetivo do encontro é reunir, periodicamente, em um espaço para o diálogo, pessoas que têm apresentado e implementado iniciativas inovadoras.

GNova - É um laboratório de inovação em governo voltado para o desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos. Apoia-se em metodologias do design thinking centradas em práticas colaborativas e na experimentação. Localizado na Enap, o laboratório possui um espaço diferenciado, equipe própria e colaboradores prontos a serem mobilizados para realização das atividades necessárias para cada projeto.
Fonte: Enap, em 17/04/2018
Compartilhe

Todas as notícias e artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo a opinião do Portal do Servidor Federal.


Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Clique aqui e faça cursos de capacitação 100% online com certificado, a partir de R$ 20,00.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.
Notícia anterior
Próxima notícia