Servidora da UNB garante direito de acompanhar cônjuge



Com o objetivo de acompanhar cônjuge transferido da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) de Brasília para a unidade de Maceió, servidora da Fundação Universidade de Brasília pleiteou licença para, em caráter provisório, passar a trabalhar na Universidade Federal de Alagoas.

Contudo, em decisão administrativa o pedido foi negado sob o fundamento de que a EMBRAPA, por ser uma empresa pública, não estaria dentro das previsões legais para transferência, posto que o cônjuge não seria tecnicamente servidor público.

A servidora procurou ajuda no Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília – SINTFUB que, por meio da assessoria jurídica de Wagner Advogados Associados, levou o caso para análise do Judiciário.

Em sentença Da 9ª Vara Federal do Distrito Federal, restou decidido que a concessão da transferência para acompanhar o cônjuge era direito assegurado à servidora, sendo ilegal o ato que o negou.

Entendeu o magistrado que o termo servidor público civil ou militar previsto em lei possui sentido amplo, incluindo-se também os empregados públicos, considerando que o conceito de servidor, no caso, englobaria todo e qualquer agente da Administração Pública, tanto da Administração Direta quanto da Indireta, incluindo os empregados de empresa pública e de Sociedade de Economia Mista.

A sentença confirmou liminar anteriormente concedida. A decisão é passível de recurso.

Fonte: Wagner advogados, em 18/01/2018
Compartilhe

Todas as notícias e artigos publicados são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo a opinião do Portal do Servidor Federal.


Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Clique aqui e faça cursos de capacitação 100% online com certificado, a partir de R$ 20,00.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.
Notícia anterior
Próxima notícia