Universidades conhecem projeto de dimensionamento da força de trabalho no serviço público


Pró-reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais conheceram, nesta quinta-feira (30), o projeto do novo modelo de gestão de dimensionamento da força de trabalho para os órgãos do Governo Federal. A iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) foi apresentada durante o Fórum de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) das Instituições Federais de Ensino Superior, que está sendo realizado em Maceió.

A proposta é uma parceria do Ministério com a Universidade de Brasília (UnB). “Esta é mais uma iniciativa do governo para se aproximar do meio acadêmico, em busca de soluções para enfrentar os desafios da gestão de pessoas. A adoção desta metodologia vai permitir uma melhor identificação e redução das lacunas entre a força de trabalho de hoje e as necessidades futuras”, afirma Fernando Siqueira, secretário adjunto de Gestão de Pessoas.

Em cinco anos, o projeto pode gerar uma economia de R$ 193,5 milhões para o governo. Nesse período, serão realizados os aprimoramentos e as customizações da metodologia para os órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). O uso da metodologia ainda diminuirá o tempo gasto para a análise da força de trabalho. Atualmente, este estudo é realizado em dois anos. Com o modelo, ele será feito em três meses.

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP) utilizará o modelo como base para suas estratégias no setor. Um exemplo prático de uso da metodologia está na autorização para novos concursos públicos. Nos órgãos, a aplicação vai ajudar na adequação do quantitativo ideal de pessoas, apontar indicadores de necessidades de automação e realizar o mapeamento de processos e de competências.

Fonte: Ministério do Planejamento, em 30/11/2017

Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião do Portal do Servidor Federal.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Clique aqui e faça cursos de capacitação 100% online com certificado, a partir de R$ 20,00.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.

Outras notícias em destaque: