Órgãos e entidades federais do SIPEC definem pauta estratégica de gestão de pessoas para 2018



Com perspectivas para 2018, a Comissão de Coordenação do SIPEC (CC-SIPEC) definiu, nessa quarta-feira (6), pauta com temas de Gestão de Pessoas que devem ser priorizados ao longo do próximo ano. Dentre os projetos estruturantes sinalizados como prioritários está o dimensionamento da força de trabalho, conduzido pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP). A última reunião da CC- SIPEC foi realizada no Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Chiba, falou sobre os desafios e expectativas para o ano que se inicia. “A área de Gestão de Pessoas é um desafio e há muito o que se fazer”, ponderou. Chiba, no entanto, destacou a importância do intercâmbio de informações e experiências. “A colaboração de todos é muito importante para a tomada de decisões e a implementação de melhorias”, assegurou.

Foi apresentado projeto do novo modelo de gestão de dimensionamento da força de trabalho para os órgãos do governo federal. A proposta, fruto de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), visa à adoção de uma metodologia que vai ajudar na adequação do quantitativo ideal de pessoas, apontar indicadores de necessidades de automação e realizar o mapeamento de processos e de competências. Em cinco anos, o MP espera economizar R$ 193,5 milhões.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de definir o calendário de 2018. As próximas reuniões serão mensais. A primeira está prevista para o dia 7 de março; a expectativa é que sejam realizados ao todo nove encontros de forma itinerante. Em 2017 as reuniões ocorreram bimestralmente. ​

Fonte: Ministério do Planejamento, em 07/12/2017
Compartilhe


Notícia anterior
Próxima notícia