Em encontro nacional, servidores da Cultura propõem gestão democrática para setor


Compartilhe esta publicação:

Representantes de nove estados (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo) e o Distrito Federal participaram, no último dia 18, de encontro nacional dos servidores do Ministério da Cultura (Minc) e vinculadas. Um dos destaques foi o debate sobre como deveria ser a gestão dos órgãos da Cultura.

Entre os exercícios propostos para encontrar soluções, os servidores devem levantar elementos de concepção e prática de gestão democrática. Esse modelo envolve elementos que vão desde eleições para todos os cargos do sistema Minc, fim das indicações políticas, até a confecção de uma lista tríplice para o Ministério da Cultura e Casa Civil para a escolha dos dirigentes das secretarias e vinculados do Minc.

Outro ponto pautado no encontro para aprimorar políticas públicas de Cultura está no fomento de discussões que buscariam identificar peculiaridades de cada unidade federada. A tarefa envolveria consulta a servidores e também a sociedade civil diretamente alcançada por essas políticas. Para organizar uma frente de debate sobre esse e outros temas, os servidores devem elaborar um dossiê sobre os órgãos do sistema Minc incluindo situação, dificuldades, quadro de pessoal e outros.

Outra proposta gerada no encontro está na criação de comissões nacionais pela valorização dos servidores da area de patrimônio cultural, ação e produção cultural.

Para acessar a íntegra do relatório do encontro, clique aqui.

Fonte: Condsef, em 04/07/2016

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.