Servidores fazem paralisação contra transformação da CGU em ministério


Compartilhe esta publicação:

Servidores da extinta Controladoria-Geral da União fazem paralisação de 48 horas contra a medida provisória que transformou o órgão em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O texto, que está tramitando no Congresso Nacional, também retira a vinculação da pasta à Presidência da República.

A categoria fez atos nesta terça-feira (14) em frente à sede do órgão, em Brasília, e nas regionais nos estados. Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Felipe Leão, a mudança faz a extinta CGU perder força e também pode dificultar a fiscalização sobre o uso do dinheiro público e o combate à corrupção.

Mas o governo do presidente interino, Michel Temer, já informou que a medida serve para dar visibilidade a esse órgão que já ganhou a confiança da sociedade.

Entramos em contato com a assessoria do Ministério para se pronunciar sobre a manifestação, mas até o fechamento desta reportagem não havia um posicionamento oficial.

A categoria também estuda divulgar uma carta aberta contra o discurso do ministro, Torquato Jardim, assim que assumiu o cargo. Em videoconferência com os chefes das regionais do órgão, ele falou em compatibilidade ideológica, política e filosófica dos profissionais com o governo Temer.

A afirmação cansou indignação nos servidores. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Transparência, o ministro não quis se pronunciar sobre o caso.

Fonte: Agência Brasil, em 14/06/2016

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.