Notícias Artigos Apostilas para concursos Cursos de capacitação Advogado online Forum Permutas Contato

10 março 2016

Os servidores públicos federais da área de infraestrutura têm alto nível de escolaridade, atuam no governo federal há menos de uma década e estão satisfeitos com as atividades que desempenham profissionalmente. Os dados são da pesquisa “Burocracia Federal da Área de Infraestrutura”, divulgada nesta quarta-feira (9), no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A pesquisa foi realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com o levantamento, a faixa etária preponderante dos servidores de infraestrutura está entre 31 a 40 anos de idade (48%). Em relação à escolaridade, quase 70% cursou alguma pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). A experiência profissional na esfera federal é de no máximo 10 anos, na maioria dos casos (74%). Em relação às percepções sobre o desempenho das atividades, cerca de 80% dos servidores da área estão satisfeitos com o trabalho e 70% com a remuneração que recebem.

A participação em cursos e treinamentos é pouco frequente – 52,5% concluíram até três capacitações nos últimos três anos e 12,7% não realizaram nenhum treinamento. O dado positivo é que, dos que participaram de algum curso nesse período, 69,2% reconhecem que os conteúdos dos treinamentos são aplicáveis ao desempenho das atividades.

Os resultados da pesquisa irão auxiliar a elaboração de cursos de capacitação para os servidores federais e subsidiar o processo decisório. Os servidores da carreira de infraestrutura atuam na execução das obras ou regulação de políticas públicas de logística de transportes terrestre, aquático, aéreo, ferroviário e de energia elétrica.

“Este setor é fundamental na retomada do crescimento econômico do país”, destacou, a secretária de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Patricia Audi, durante a divulgação dos resultados do estudo.


Seminário internacional

A pesquisa “Burocracia Federal da Área de Infraestrutura” foi apresentada e debatida no Seminário Internacional Planejamento e Execução do Investimento em Infraestrutura, que acontece até amanhã (10), em Brasília. O evento reúne debatedores que vão discutir temas como burocracia federal do setor, entraves na questão ambiental e conflitos sociais gerados por projetos de infraestrutura.
http://www.planejamento.gov.br/assuntos/gestao-publica/noticias/pesquisa-mostra-perfil-de-servidores-de-infraestrutura-do-governo-federal
Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Nosso aplicativo

Nosso aplicativo
Use um leitor de QR Code para instalar no seu celular

Siga o Portal nas redes sociais

Cursos de capacitação online