Representantes dos servidores do INSS discutem greve, hoje, no Ministério do Planejamento


Compartilhe esta publicação:

Diretores da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que representa os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), se reunirão, nesta sexta-feira, com o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para consolidar a proposta do governo para a categoria, em greve desde o dia 7 de julho.

O ministério enviou uma proposta ontem, mas, segundo a Fenasps, não contemplava tudo o que havia sido negociado. A expectativa é que o documento seja levado para assembleias nos estados, no início da semana que vem.

Entre as propostas. está a incorporação da média da gratificação recebida pelos servidores nos últimos 60 meses. Hoje, os trabalhadores recebem 50% da gratificação quando se aposentam. De acordo com a proposta, o funcionário público que se aposentasse receberia 100% do valor em 2017. Outra proposta que vem sendo negociada é que a progressão funcional volte a ocorrer a cada 12 meses — desde 2007, esta vem sendo feita a cada 18 meses. O governo prometeu, ainda, reposicionar cerca de 13 mil servidores que tiveram a progressão atrasada devido à mudança.


No Rio, funcionários se reúnem quarta-feira

No Rio, servidores do INSS marcaram uma assembleia para a próxima quarta-feira, a fim de avaliar o resultado das negociações. No dia 16, o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, participou de uma reunião com representantes dos servidores, no Senado. Durante o encontro, o Comando Nacional de Greve da Fenasps pediu que os parlamentares cobrem a devolução dos valores descontados dos trabalhadores na atual paralisação e a suspensão dos descontos. A federação cobrou, ainda, a anistia da greve de 2009, que está parada no Senado.

http://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/representantes-dos-servidores-do-inss-discutem-greve-hoje-no-ministerio-do-planejamento-17527471.html

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.