Previsão de novas assinaturas nesta semana


Compartilhe esta publicação:

Após receber a sinalização positiva por parte da Condsef para assinar o acordo para reajustar os salários de 500 mil servidores federais, o Ministério do Planejamento espera agilizar nesta semana o processo de finalização com outras categorias. Mesmo que algumas de peso, como Educação, não tenham recebido a convocação para um encontro oficial.

A Condsef promoveu diversas passeatas ao longo dos últimos 50 dias de greve. Mesmo que o acordo não tenha sido assinado na sexta-feira, os funcionários públicos da base da confederação voltam hoje ao trabalho. Salvo algumas classes que ainda pediram mais alguns dias para definições setoriais, como Incra, Agricultura e Ministério do Meio Ambiente.

Para fechar o acordo com a Condsef, o Ministério do Planejamento garantiu que os índices de reajuste serão levados para o vencimento básico e consequentemente para a aposentadoria.

Apesar de alguns avanços, o governo ainda não acatou o pedido da alteração das regras que garantem média dos pontos da gratificação dos servidores para fins de aposentadoria já para 2016. A Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento alertou que terá dificuldades de atender ao pleito. Atualmente, o servidor público quando se aposenta perde exatamente a metade do valor da gratificação de desempenho que recebe enquanto está na ativa. Com alteração da regra, o servidor, ao solicitar aposentadoria, terá considerada a média dos valores dessa gratificação nos últimos cinco anos.

http://blogs.odia.ig.com.br/coluna-do-servidor/2015/09/13/previsao-de-novas-assinaturas-nesta-semana/

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.