Ministros do TST pedem derrubada do veto ao aumentos dos servidores do judiciário


Compartilhe esta publicação:

Às vésperas da votação no Congresso, 15 dos 27 ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) enviaram ofício ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedindo a derrubada do veto presidencial ao reajuste dos servidores do Judiciário.

A presidente Dilma Rousseff vetou o reajuste que tinha sido aprovado pelo Congresso. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, desistiu da proposta e apresentou um novo projeto com percentual menor de reajuste – 41,47% parcelados em quatro anos.

A postura do presidente do Supremo tem merecido protestos dos servidores do Judiciário por todo o País. E encontra críticas também entre ministros dos tribunais superiores.

Num dos ofícios enviados ao presidente do Senado, o ministro José Roberto Freire Pimenta afirmou ser “ser justa e legítima a reivindicação dos servidores do Poder Judiciário Federal de reposição das perdas salariais acumuladas ao longo de nove anos, sem reajustes compatíveis com a inflação do período”.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga manifestou igualmente apoio à derrubada do veto. “Basta uma breve verificação nos dados estatísticos de produtividade da Justiça do Trabalho, em especial, para confirmar o engajamento e a dedicação dos servidores do Judiciário, aos quais tenho a honra de declarar meu apoio, reiterando o pedido de apreciação do veto ao PLC 28/2015”, escreveu o ministro.

O ministro João Oreste Dalazen ponderou que “a defasagem salarial atual provoca grande evasão de servidores qualificados para outras carreiras, o que vem comprometendo significativamente a desejável atuação rápida da Justiça, em especial da Justiça do Trabalho”.

Na lista de ministros que enviaram ofícios, declarando apoio à derrubada do veto, estão:

1.Delaíde Alves Miranda Arantes
2.Mauricio Godinho Delgado
3.José Roberto Freire Pimenta
4.Kátia Magalhães Arruda
5.Cláudio Brandão
6.Hugo Carlos Scheuermann
7.Alexandre Agra Belmonte
8.Márcio Eurico Vitral Amaro
9.Maria de Assis Calsing
10.Aloysio Corrêa da Veiga
11.Augusto César Leite de Carvalho
12.Maria Helena Mallmann
13.Caputo Bastos
14.Vieira de Mello
15.João Oreste Dalazen

http://jota.info/ministros-do-tst-pedem-derrubada-do-veto-ao-aumentos-dos-servidores-do-judiciario

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.