Maioria autoriza Condsef a negociar proposta no prazo de 2 anos


Compartilhe esta publicação:

Representantes da maioria dos servidores do Executivo Federal se reuniram nessa quinta-feira na sede do Sindsep-DF, em Brasília, em uma plenária nacional da base da Condsef. Da plenária participaram 21 estados e o Distrito Federal que por ampla maioria autorizaram a Condsef a negociar no Ministério do Planejamento o índice de 10,8% em um prazo de dois anos (2016-2017).

Como ocorrido no Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) a plenária indicou que um acordo só poderá ser assinado caso o governo atenda algumas ressalvas apontadas pela categoria. Uma das principais ressalvas está no fato de que a categoria ainda não sabe onde incidirá o percentual apresentado pelo governo. Na plenária a maioria aprovou que o acordo deve garantir aplicação dos percentuais no Vencimento Básico.

Para esclarecer essa e outras dúvidas - como a forma em que se dará a mudança de regras da média da gratificação para fins de aposentadoria - é importante que o governo formalize uma minuta que os servidores poderão avaliar em novas e definitivas assembleias. Essa é a reclamação central da categoria. A insegurança que ronda os itens que compõe a proposta do governo. O detalhamento será extremamente importante para assegurar que um acordo possa ser firmado.


Pautas específicas

Diversas categorias também esperam um retorno do governo no que diz respeito a suas pautas específicas. A Condsef já cobrou uma agenda de reuniões (veja aqui) envolvendo esses setores e vai continuar buscando na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) respostas formais para essas demandas. Muitos, como é o caso dos servidores da Area Agrária (Incra e MDA), da Area Ambiental (Ibama, Instituto Chico Mendes, MMA), Instituto Evandro Chagas, Cultura, estão sinalizando para o aguardo do posicionamento dessas questões para avaliação do cenário completo das negociações. Encontros desses setores devem, inclusive, acontecer para uma definição dos rumos do processo de diálogo com o governo.

http://condsef.org.br/inicial/7051-1009-maioria-autoriza-condsef-a-negociar-no-planejamento-proposta-no-prazo-de-2-anos-categoria-espera-detalhamento-e-aponta-ressalvas

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.