Greve de servidores do INSS completa 65 dias nesta sexta-feira (11)


Compartilhe esta publicação:

Nesta sexta-feira (11), a greve dos servidores do INSS em todo o Brasil completa 65 dias sem nenhum acordo. No Maranhão, 85% dos servidores aderiram à greve e apenas 3 agências estão funcionando para atendimento ao público. A expectativa é que o Governo Federal apresente uma nova proposta ainda nesta manhã.

“O Governo Federal deve apresentar uma nova proposta e o comando de greve em Brasília vai analisar se a greve continua ou não”, disse a diretora de Comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Maranhão (Sintsprev-MA), Joanilde Pires Pereira.

Para Joanilde, ainda é cedo para dizer se a greve vai acabar com a nova proposta. “Eu espero, porém, que a proposta atenda as reivindicações da categoria”, finalizou.

Os servidores do INSS paralisaram suas atividades no dia 7 de julho quando passaram a reivindicar um reajuste salarial de 27,5 % imediato, com aumento gradual nos próximos quatro anos. Nestes 65 dias de greve, o Governo Federal apresentou propostas que foram recusadas pelos servidores.

Os grevista seguem fazendo atos diariamente em frente à Gerência Executiva do INSS em São Luís, no bairro do Calhau.


Atendimento

Em nota oficial, o Ministério da Previdência Social informa que os segurados que possuam agendamento para atendimento em alguma agência e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada, na própria agência, e que a Central de Atendimento 135 está à disposição para prestar estas e outras informações e orientar os segurados.

Na manhã desta sexta-feira (11), Maria do Rosário Alves Dutra, de 70 anos, foi a agência do INSS do Parque Bom Menino, no centro de São Luís, e não conseguiu atendimento. "Meu marido faleceu e eu queria ver se eu tenho o direito de receber alguma pensão. O atendimento não aconteceu, pediram para voltar na segunda-feira", contou a idosa.

A senhora Raimunda Francisca de Oliveira também não conseguiu atendimento na mesma agência. "O rapaz disse que não podia atender a gente porque estava sozinho, isso devido a greve. Ele disse que quando ele começa atender não dá tempo dele almoçar porque ele está sozinho", disse.

http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2015/09/greve-de-servidores-do-inss-completa-65-dias-nesta-sexta-feira-11.html

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.