Notícias Artigos Apostilas para concursos Cursos de capacitação Advogado online Forum Permutas Contato

18 agosto 2015

Um grupo de servidores do Judiciário se reuniu em frente ao portão de desembarque do Aeroporto de Brasília nesta terça-feira (18) para pressionar parlamentares que chegavam à capital a derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff à proposta de reajuste salarial à categoria.

O reajuste foi aprovado pelo Senado no dia 30 de junho, por 62 votos a 0, mas vetado por Dilma no dia 21 de julho. O texto previa reajuste escalonado de 53% a 78,56%, de acordo com a função exercida por cada servidor. Segundo o Ministério do Planejamento, o aumento custaria R$ 25,7 bilhões nos próximos quatro anos.

No dia 12 de agosto, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, disse que enviará ao Congresso proposta de reajuste em 41,47% – criticada pelos manifestantes por parte desse valor já ter sido garantida por decisão judicial, dizem.

Os servidores estão em greve desde 11 de junho. "Nós queremos ser vistos para que a derrubada do veto seja pautada no Congresso", disse a analista judicial Cristina Lins. "Meu salário de 2005 é o mesmo de 2015." "O ajuste fiscal vem há dez anos", protestou o analista João Eudes.

A maior parte dos integrantes do ato não é filiada ao sindicato da categoria, o Sindjus. "Não necessariamente precisa ser sindicalizado para reivindicar", afirmou o técnico judiciário Jesael Eckert.

O grupo relatou ter abordado pelo menos 20 deputados e quatro senadores. Ao G1, o deputado do DEM Mendonça Filho (PE) afirmou que ainda vai consultar a base para ver a possibilidade de apoiar a derrubada do veto presidencial.

A Polícia Militar acompanhou o protesto. Segundo a corporação, não houve incidentes. A Inframerica, consórcio que administra o terminal, informou que só interveria na manifestação caso passageiros fossem impedidos de desembarcar.
http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/08/por-reajuste-do-judiciario-servidores-recebem-parlamentares-em-aeroporto.html
Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.

Nosso aplicativo

Nosso aplicativo
Use um leitor de QR Code para instalar no seu celular

Siga o Portal nas redes sociais

Cursos de capacitação online