Dilma e Lewandowski discutem em reunião reajuste para o Judiciário


Compartilhe esta publicação:

A presidente Dilma Rousseff e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, voltaram a se reunir nesta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto para discutir o reajuste para os servidores do Judiciário.

Dilma e Lewandowski já haviam se reunido no mês passado, em Portugal, para tratar do assunto. Na ocasião, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, intermediou a reunião entre eles para discutir o tema. À época, ainda havia expectativa sobre se Dilma vetaria ou não os percentuais aprovados pelo Senado.

Em julho, a presidente vetou o reajuste para a categoria aprovado pelo Congresso Nacional, que varia de 53% a 78,5%. No “Diário Oficial da União”, ela justificou, dizendo que o projeto geraria impacto de R$ 25 bilhões para os próximos quatro anos e não indicava de onde sairia a receita. Segundo ela, "um impacto dessa magnitude é contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos".

Após a confirmação do veto, o Ministério do Planejamento informou que manteria as negociações com a categoria sobre o aumento. A proposta do governo permite um reajuste de até 41% nos salários referentes ao cargo efetivo (sem considerar cargos ou adicionais), mas o STF tenta elevar para até 46%.

Nos últimos meses, os servidores do Judiciário fizeram série de manifestações na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para pressionar a presidente Dilma a não vetar o reajuste. A categoria diz que não recebe aumento desde 2006 e que o percentual médio de 59% repõe a inflação no período.

Em nota divulgada no último dia 24, o Ministério do Planejamento informou que pretende chegar a um acordo com a categoria ainda neste mês, pois o governo tem até 31 de agosto para enviar ao Congresso Nacional o Projeto de Lei do orçamento da União, que prevê as despesas da União.

Lewandowski não falou à imprensa após deixar o Palácio do Planalto. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência disse não ter informações sobre a reunião.

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/08/dilma-e-lewandowski-discutem-em-reuniao-reajuste-para-o-judiciario.html

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.