Centrais têm nova reunião com o Governo federal


Compartilhe esta publicação:

Os entidades representativas dos servidores públicos federais que integram o Fórum Nacional se reuniram com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público, Sérgio Mendonça. O fórum é composto por 28 representações nacionais e três centrais sindicais (CUT, CTB e CSP-Conlutas). A proposta do encontro foi discutir a metodologia e elaborar um calendário de reuniões do processo de negociação salarial que será promovido de maio a julho. Segundo Mendonça, “o cenário macroeconômico é um condicionante para qualquer avanço das negociações referentes à pauta econômica apresentada pelas entidades”.

O próximo encontro está marcado para o dia 14 de maio, quando serão debatidas questões que não têm impacto orçamentário, como institucionalização da negociação coletiva (Convenção 151 da OIT), regulamentação do direito de greve, liberação do ponto dos dirigentes sindicais, entre outras.

O secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo da Silva, declarou à coluna que o saldo da reunião foi positivo e que o momento é de negociação. Na primeira quinzena de maio serão promovidas cerca de 30 reuniões da Secretaria de Relações de Trabalho com os representantes das categorias para debater as demandas específicas.


Anistiados

A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou que reajustes salariais fossem dados indevidamente a servidores anistiados, a pedido do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal. A pretensão de aumento ia contra os princípios da administração pública e, portanto, não deve conceder reajuste sem previsão legal e orçamentária.


Exames obrigatórios

Os servidores municipais do Executivo e Legislativo e os trabalhadores de empresas terceirizadas podem ser obrigados a fazer exames preventivos de câncer de mama e de próstata. É o que propôs o projeto do vereador Marcelo Piuí (PHS-RJ). A norma estabelece os exames anuais para mulheres a partir dos 35 anos e homens com 45 anos ou mais.

http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2015-04-23/centrais-tem-nova-reuniao-com-o-governo-federal.html

Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.