>>

15 janeiro 2015

Nos termos da decisão favorável proferida e transitada em julgado nos autos da ação ordinária 0041225-73.2007.4.01.3400, impetrada pela Anajustra, o Sintrajud protocolou requerimento no TRT-2 nesta quarta-feira, 14. O Sindicato pede, com urgência, a extensão da revisão salarial de 13,23% para todos os servidores da Justiça Trabalhista.

A revisão já está sendo paga aos servidores do TST representados pela ação. O mesmo deve acontecer a partir deste mês no TRT-2, por meio de uma folha de pagamento suplementar, de acordo com comunicado interno da presidência desse tribunal, publicado no dia 12 de janeiro.

O Sintrajud fará também a devida interlocução, junto aos tribunais superiores, para a extensão da revisão a todos os servidores do Judiciário Federal.

É importante ressaltar que o Sindicato continuará trabalhando sobre a ação judicial (nº 0031531-74.2007.403.6100) com a qual ingressou para pedir o pagamento da revisão dos 13,23%. A ação obteve vitória na 1ª instância e encontra-se em fase de recurso no TRF-3.

“O Departamento Jurídico estuda o momento oportuno para apresentar requerimento de extensão aos demais tribunais regionais”, informou a diretora do Sintrajud Raquel Morel Gonzaga.


Entenda os 13,23%

Em 2003, ao reajustar as remunerações dos servidores públicos federais, o então presidente Lula concedeu um aumento linear de 1% e um abono fixo, de R$ 59,87, chamado de Vantagem Pecuniária Individual (VPI).

Entretanto, para o menor salário da União na época esse abono correspondia a reajuste de 13,23%. Isso significa que o reajuste, na prática, não foi isonômico nem linear.

Dessa maneira, a decisão do governo acabou violando o artigo 37, inciso X, da Constituição. Diz o texto constitucional: "a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o §4° do artigo 39, somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices".
http://www.sintrajud.org.br/conteudo/detalhe_noticia.php?cod=2951
Esta publicação tem caráter meramente informativo. Todos os artigos e notícias são de responsabilidade de seus autores e fontes, conforme citados acima no link, não refletindo necessariamente a opinião deste site.

Discuta este e outros assuntos de seu interesse no Fórum do Servidor Federal. Clique aqui para participar!

Tire suas dúvidas jurídicas com um advogado online.

Clique aqui, baixe gratuitamente o aplicativo do Portal do Servidor Federal, e receba um resumo de todas as notícias no seu smartphone.

Acompanhe também o Portal do Servidor Federal pelo Facebook e pelo Twitter.
Notícias Artigos Apostilas para concursos Cursos de capacitação Advogado online Forum Nosso aplicativo Contato

Nosso aplicativo

Nosso aplicativo
Use um leitor de QR Code para instalar no seu celular

Siga o Portal nas redes sociais

Cursos de capacitação online